Funcionamento - Segunda - Sexta 7:00 - 19:00 | Sábado 07:00 - 12:00

Blog

29 abr

3 principais lesões na pele que precisam de atenção

Já reparou em algum tipo de marca ou machucado em seu corpo, sem ter um motivo aparente? Coceiras, dores, inchaço ou descascados são alguns indícios de lesões na pele, que podem acontecer por vários motivos. E é muito importante saber o que são, para cuidar da saúde.

Algumas lesões acontecem como reação a medicamentos, bactérias, fungos, vírus, entre outros motivos que não são genéticos. Sendo assim, essas feridas na pele são um risco para qualquer pessoa, já que ocorrem por fatores externos.

Por esse motivo, trouxemos neste artigo 3 principais lesões na pele, para que você saiba mais sobre esses problemas cutâneos que podem trazer problemas sérios. Confira!

1. Micose: tipo comum de lesões na pele

As micoses são uma das mais comuns lesões na pele, e também há doenças do mesmo tipo que atingem cabelos e unhas, causando prejuízos à saúde. O causador desse problema é um fungo, que se instala facilmente quando há a combinação de calor e umidade em partes do corpo.

O tipo mais conhecido de micose é a que ataca o meio dos dedos dos pés, que coçam muito e descascam, inflamando bastante a área. O problema também aparece no couro cabeludo e nas unhas de mãos e pés, e se manifesta de forma parecida.

Algumas recomendações básicas para evitar a micose de pele são enxugar-se bem após banhos, com atenção para dedos, axilas e virilha. Além disso, não dividir toalhas, lixas, alicates e materiais para unha são outras prevenções.

2. Verruga: gera problemas graves se não tratada

As verrugas são pequenas saliências benignas que surgem na pele pela ação do papilomavírus humano (HPV). A infecção do vírus se dá tanto por contato com outras pessoas infectadas, quanto por objetos e materiais que estejam com o HPV.

Um fator que facilita que o vírus se instale são feridas, que tornam o corpo vulnerável à entrada desse invasor. Além disso, a imunidade baixa do organismo também colabora para que, em contato com o HPV, surjam verrugas pelo corpo. A manifestação dessas lesões na pele pode demorar de semanas a meses para aparecer.

Vale destacar que verrugas nas genitálias podem evoluir para câncer, por isso precisam ser avaliadas por profissionais o quanto antes. Uma vez diagnosticadas, devem ser tratadas por especialistas, que irão indicar desde medicamentos à remoção por cirurgia.

3. Acne: afeta além da pele

O nome dessa lesão de pele é acne, mas você já a conhece como espinha. Junto aos cravos, essas lesões de pele acontecem quando as glândulas sebáceas e folículos pilossebáceos inflamam.

Esse quadro acontece comumente na adolescência, mas não deixa de aparecer na fase adulta e na velhice. Além da inflamação deixar a área inchada e com vermelhidão, pode causar coceira e dor.

O perigo da acne é de deixar lesões permanentes na pele, causando além de prejuízos estéticos, psicológicos e emocionais na pessoa. Por isso, mesmo espinhas e cravos pequenos e que não incomodam devem ser avaliados por um profissional, para acompanhar a saúde de quem sofre com acne.

Essas são algumas das principais lesões de pele que acometem a maioria das pessoas, e precisam de atenção tanto do paciente quanto de um profissional.

Olhar-se no espelho em busca de lesões na pele como manchas, marcas, pontos que doem, deve ser feito diariamente. E uma vez constatada alguma anormalidade, o segundo passo é buscar ajuda médica para um diagnóstico preciso.

Na SimpleSaúde você pode fazer todos os tipos de pequenas cirurgias, o que inclui uma série de procedimentos para corrigir lesões de pele!

SimpleSaúde

Somos um centro médico completo com mais de 35 especialidades para atender você ainda hoje ou esta semana. Consultas, exames e até cirurgias com atendimento humanizado e eficiente, no coração de Jundiaí (SP).

Posts Relacionados

Doenças nos rins: principais causas e tratamentos
27/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Nódulo da Tireoide: causas, sintomas e tratamento
22/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Riscos da Hipertensão
22/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Vitamina D x Inverno
16/05/2019
Publicado por SimpleSaúde

Comentários

Sobre

Somos um centro médico completo com mais de 35 especialidades para atender você ainda hoje ou esta semana. Consultas, exames e até cirurgias com atendimento humanizado e eficiente, no coração de Jundiaí.

Clínica médica completa.
Atendimento rápido.
Sem taxa.
Sem mensalidade.

Newsletter

AGENDE AQUI

Arquivos

Inscreva-se para receber novidades
e promoções exclusivas.

Agende agora sua consulta ou
exame ainda hoje: