Funcionamento - Segunda - Sexta 7:00 - 19:00 | Sábado 07:00 - 12:00

Blog

18 abr

Cisto no Ovário: sintomas, diagnósticos e tratamentos

Vamos falar sobre saúde feminina? O cisto no ovário, também conhecido como cisto ovariano, é uma doença relativamente comum que atinge cerca de 2 milhões de mulheres no Brasil. Em geral, os cistos costumam ocorrer em idade fértil, ou seja, da puberdade à menopausa, durante o ciclo menstrual. Por esse motivo, os cistos têm ocorrência mais rara em mulheres idosas.

Mas, afinal, o que é um cisto no ovário? Vamos lá: o cisto é semelhante a uma bolha que se forma nos ovários, é cheia de líquido ou ar e é envolvida por uma membrana. A ocorrência do cisto pode provocar inchaço, dores na região pélvica, atraso na menstruação, dificuldade para engravidar e sensação de peso no abdômen. Além desses sintomas, existem diferentes tipos. A seguir, conheça quais são.

Tipos de cisto no ovário

De acordo com a pesquisa médica, os cistos de ovários são ocasionados por questões hormonais e são classificados em:

  • Cisto folicular;
  • Cisto de corpo lúteo;
  • Cisto de teca luteínicos;
  • Cistos endometriais;
  • Síndrome do ovário policístico;
  • E outras neoplasias ovarianas benignas.

Sintomas

Apesar dos diversos tipos de cistos de ovário, algumas causas como aumento de tamanho, rompimento, colisão durante relação sexual ou torção das trompas de Falópio podem provocar incômodos e sintomas em comum. Muitas vezes, os casos de cistos de ovário podem não ser notados, mas é importante que as mulheres fiquem atentas à qualquer anormalidade.

Entre os sintomas mais comuns: inchaço no abdômen, como citado anteriormente, e dores ao evacuar, dor pélvica, dor pélvica antes ou depois do ciclo menstrual, dor pélvica durante as relações sexuais ou de forma mais intensa e acompanhada de enjoo e vômito. Além disso, alguns cistos podem provocar sangramentos. Caso verifique um ou mais desses sintomas, recomenda-se a consulta com um especialista para análise.

Diagnóstico

O cisto no ovário geralmente é de fácil diagnóstico por meio de um exame pélvico, porém, para obter uma análise mais detalhada, o médico pode solicitar outros exames para avaliar o tamanho e o tipo do cisto.

  • Laparoscopia Diagnóstica: é uma técnica de diagnóstico que envolve a inserção de um tubo de visualização dentro da cavidade abdominal, que permite a visualização direta de órgãos e coleta de amostras para biópsia, quando necessário. É um procedimento minimamente invasivo, mas que exige anestesia geral na sala de cirurgia;
  • Teste de gravidez: em caso de resultado positivo, o cisto no ovário poderá ser de corpo lúteo;
  • Ultrassom pélvico: para descobrir o tamanho do cisto e a sua composição, que pode ser sólida, fluída ou mista.

Tratamentos

Para tratar os diferentes tipos de cisto no ovário, é importante consultar um ginecologista de sua confiança, verificar o tipo de cisto e receber o devido tratamento. O método recomendado dependerá da idade da paciente, do tamanho do cisto e dos sintomas apresentados. Em alguns casos, o cisto desaparece sem a necessidade de intervenção médica, mas, para garantir que o cisto sumiu, é preciso examinar a região através de ultrassons e exames pélvicos esporadicamente.

Alguns tratamentos indicados por especialistas: uso de anticoncepcionais, cirurgia de retirada do(s) cisto(s) ou, em caso de cisto cancerígeno, extração de ambos os ovários.

Neste artigo, apresentamos os sintomas, diagnóstico e tratamentos indicados para o Cisto no Ovário. Em caso de dúvidas, agende a sua consulta.

Na SimpleSaúde:
A nossa clínica, localizada em Jundiaí, conta com uma equipe de Ginecologia e Cirurgia disponível diariamente para os atendimentos. Mais informações em: https://www.simplesaude.com.br.

SimpleSaúde

Somos um centro médico completo com mais de 35 especialidades para atender você ainda hoje ou esta semana. Consultas, exames e até cirurgias com atendimento humanizado e eficiente, no coração de Jundiaí (SP).

Posts Relacionados

Doenças nos rins: principais causas e tratamentos
27/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Nódulo da Tireoide: causas, sintomas e tratamento
22/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Riscos da Hipertensão
22/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Vitamina D x Inverno
16/05/2019
Publicado por SimpleSaúde

Comentários

Sobre

Somos um centro médico completo com mais de 35 especialidades para atender você ainda hoje ou esta semana. Consultas, exames e até cirurgias com atendimento humanizado e eficiente, no coração de Jundiaí.

Clínica médica completa.
Atendimento rápido.
Sem taxa.
Sem mensalidade.

Newsletter

AGENDE AQUI

Arquivos

Inscreva-se para receber novidades
e promoções exclusivas.

Agende agora sua consulta ou
exame ainda hoje: