Funcionamento - Segunda - Sexta 7:00 - 19:00 | Sábado 07:00 - 12:00

Blog

22 maio

Nódulo da Tireoide: causas, sintomas e tratamento

A tireoide é uma glândula que fica no pescoço e é responsável por produzir hormônios que equilibram o funcionamento de órgãos. Uma disfunção nesse órgão, como um nódulo da tireoide, pode desregular suas funções e trazer ameaças à saúde.

Essa glândula produz os hormônios tireoideanos, que regulam, entre outras funções, os batimentos cardíacos, a respiração das células e a concentração do cérebro. Alterações na tireoide, como nódulos, podem levar ao hipertireoidismo ou hipotireoidismo — maior ou menor produção de hormônios.

Conheça neste artigo, as causas do nódulo da tireoide, seus sintomas e tratamentos!

O que é o nódulo da tireoide?

Os cistos são pequenas aglutinações de células na tireoide, e podem ter líquido dentro ou serem sólidos. No primeiro caso, a medicina os considera como nódulos benignos; já no segundo, maligno — porém, a ser analisado clinicamente antes de conclusões.

Outro indício que diferencia o tipo de tumor é o seu tamanho: nódulos de 1mm a 3mm são irrelevantes, enquanto os maiores são potencialmente câncer.

Quais são as causas do cisto?

Não há causas conclusivas sobre o aparecimento de nódulos na tireoide, porém algumas pesquisas indicam pistas em comum que explicam a origem desse problema.

O primeiro deles é a exposição à radiação durante a infância ou em outras épocas da vida. Exames de raio-X, por exemplo, emitem energia radioativa que podem gerar, a longo prazo, nódulos da tireoide.

Já outras explicações evidenciam o aparecimento da doença, com maior grau, em idosos e em mulheres. Em comparação aos homens, o sexo feminino tem três vezes mais incidência de cistos da tireoide. No Brasil, os nódulos malignos na glândula correspondem ao oitavo tipo de câncer mais comum na mulher.

Quais são os sintomas?

O nódulo da tireoide não gera necessariamente sintomas aparentes. Porém, cistos grandes maior do que 5mm, por exemplo — causam alguns indícios do problema no pescoço.

Veja alguns dos sintomas mais comuns de nódulos na tireoide:

  • Dificuldade para respirar;
  • Inchaço no pescoço;
  • Voz rouca ou fina;
  • Dor ao engolir.

Já quando o cisto altera a produção de hormônios para mais, e causa o hipertireoidismo, alguns dos sinais que se manifestam são:

  • Perda ou ganho de peso exagerado;
  • Pele ressecada ou com muito suor;
  • Falta ou muito apetite;
  • Pele avermelhada;
  • Olhos inchados;
  • Rosto inchado;
  • Nervosismo;
  • Cansaço.

Quais são os tratamentos?

Para os nódulos dentro da faixa de tamanho e consistência que os classifiquem como benignos, não é necessária a cirurgia de remoção. O médico poderá acompanhar a evolução dos cistos, para checar se eles não crescerão de forma acelerada e nem provocarão alterações hormonais.

Já para os nódulos malignos de tamanho grande, uma vez com o diagnóstico fechado para esse tipo de tumor na tireoide, a recomendação médica será outra. Alguns meios de eliminar o problema são a aplicação de iodo radioativo, uso de medicamentos ou removê-los por meio de cirurgia.

Caso seja feita a cirurgia de retirada da glândula, o médico recomendará o uso contínuo de medicações para repor os hormônios antes produzidos pela tireoide. Além do mais, o esforço físico deve ser evitado depois da retirada do órgão.

Fazendo exames com seu médico frequentemente ou indo a um endocrinologista, são meios de se checar a saúde da glândula. Até o momento, não há prevenção para nódulo da tireoide, por isso, o acompanhamento médico é ainda mais necessário nesse caso.

Consulte o seu médico ou um endocrinologista para sempre ter a sua saúde em dia e manter uma ótima qualidade de vida!

SimpleSaúde

Somos um centro médico completo com mais de 35 especialidades para atender você ainda hoje ou esta semana. Consultas, exames e até cirurgias com atendimento humanizado e eficiente, no coração de Jundiaí (SP).

Posts Relacionados

Doenças nos rins: principais causas e tratamentos
27/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Riscos da Hipertensão
22/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Vitamina D x Inverno
16/05/2019
Publicado por SimpleSaúde
Varizes: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
07/05/2019
Publicado por SimpleSaúde

Comentários

Sobre

Somos um centro médico completo com mais de 35 especialidades para atender você ainda hoje ou esta semana. Consultas, exames e até cirurgias com atendimento humanizado e eficiente, no coração de Jundiaí.

Clínica médica completa.
Atendimento rápido.
Sem taxa.
Sem mensalidade.

Newsletter

AGENDE AQUI

Arquivos

Inscreva-se para receber novidades
e promoções exclusivas.

Agende agora sua consulta ou
exame ainda hoje: